Estamos no mês do aniversário de Mirante do Paranapanema, e com muita alegria nós da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo comemoramos a data com a lembrança de pessoas que fizeram parte da nossa história.

Quem de nós mirantenses, não ouviu falar dos irmãos “Iraku e takeo Okubo”?
___Mas você sabe como tudo começou?

No dia 01 de junho de 1927, chegaram ao cais do Porto de Santos, o navio La Planta Maru, de bandeira japonesa. Em no meio de tantos orientais estavam os irmãos Okubo e sua Família. Em 1938, a Família Okubo mudou-se para Garça-SP. La conheceu o Dr. Labiano da Costa Machado, um dos maiores latifundiários do país, que os convidou para uma de suas fazendas localizada no pontal do Paranapanema.

Em 1944, os irmãos adquiriram da colonização do Dr. Labiano, uma gleba de 250 alqueires ainda coberta de matas e tomaram as dividas providencias para cultivar a terra. Três anos depois, destinaram uma área de 40 alqueires para a formação de um núcleo populacional com o nome de Palmital. Este ‘’chapadão bem no alto’’ é o local onde hoje é ocupado pela cidade amada Mirante do Paranapanema.

Os fundadores (Irmãos Okubo) Trouxeram a primeira Usina de Beneficiamento de Algodão. Em 29 de Novembro de 1953, o Bairro palmital foi elevado simultaneamente da condição de Distrito á Município, por forca da lei estadual N 2456 com o historicamente tendo como fundadores os irmãos Irake e Takeo Okubo.
#68anosMirante #ParabensMirante #SecretariaCulturaTurismo #GovernoMIrante