A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça o alerta sobre a importância dos cuidados contra acidentes com escorpiões.
A prevenção deve ser realizada constantemente, sobretudo a partir do mês de agosto período em que a reprodução se intensifica.
A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos, sendo a barata seu alimento principal no meio urbano.
O escorpião é canibal e pode se alimentar de outros escorpiões. Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.
Medidas de controle/prevenção
Os escorpiões possuem hábitos noturnos, portanto é à noite que saem para procurar alimento (principalmente baratas). Durante o dia ficam descansando, escondidos em locais úmidos e escuros, embaixo de pedras, telhas, madeiras e troncos em decomposição.
A principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.
Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto.
Assim, é orientada a vedação de ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não têm eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar tênis ou sapato, pois o escorpião pode ficar escondido em calçados.
.
.
.
.
#Cuidado #Escorpião #Saúde #GovernodeMirante #TrabalhoContinua