Iniciativa visa reconhecer administrações que implementaram ações e políticas que avançaram na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O prefeito de Mirante do Paranapanema, Dr. Átila, foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio Prefeitas e Prefeitos Amigo da Criança (PPAC) da Fundação Abrinq. A seleção se deu a partir dos dados enviados pelas secretarias para confecção do “Mapa da Criança ou PPAC”, que informam os resultados da atuação de todos os programas que atendem crianças e permitem acompanhar a evolução do município na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes e suas famílias e da proteção e garantia dos direitos da criança.
“Estar entre os finalistas deste prêmio, é fruto do nosso trabalho, do avanço das políticas públicas em nossa Mirante. Agradeço todas as secretarias, a todos os servidores e participantes da nossa rede, que através deste conjunto de políticas públicas garantem a segurança e a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Deixo meu agradecimento em especial, as colaboradas Mari Clayre e Vivian Juliane, que durante quatro anos alimentaram as plataformas com dados das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes” destaca Dr. Átila.
A premiação faz parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, que foi criado em 1996, e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram engajados, resultando no reconhecimento de municípios que avançaram significativamente nas políticas e indicadores relacionados à infância e à adolescência, melhorando a qualidade de vida deste público.
O prêmio avalizou o cumprimento de compromissos estabelecidos pelo programa, baseando-se em diferentes aspectos relacionados às ações e políticas destinadas a esse público. Neste contexto, foi avaliado o desenvolvimento da política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável. Outro critério se baseou na realização do processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência. Também foi verificada a qualificação das iniciativas voltadas ao atendimento à primeira infância.
Fonte: Secretaria de Comunicação