Junho além de ser o mês conhecido por festas juninas, é o mês que marca um ato que pode salvar vidas! Estamos falando da doação de sangue e, sendo assim com o objetivo de colaborar com esta ação, agentes comunitários e enfermeiros da ESF Pé de Galinha, realizaram neste domingo (16/06) uma ação coletiva com membros da comunidade que se propuseram a doar sangue. A doação ocorreu no banco de sangue do Hospital Regional em Presidente Prudente/SP.
''Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. O verdadeiro herói é quem doa sangue''. Disse o Enfermeiro da unidade de saúde Rogério Moura.
Administração municipal por meio da Secretaria de Saúde parabeniza a ESF pela iniciativa e agradece aos voluntários pela participação.
Doação de sangue:
É o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.
A Organização Mundial de Saúde comemora, desde 2005, o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, para homenagear os voluntários que doam sangue.
Para doar é necessário:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).