O Estado de São Paulo realizada nestes dias, a Semana Estadual de Prevenção da Leshimaniose Visceral, com o tema #Eu apoio e Faço Parte#.
Nossa cidade por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica com objetivo de conscientizar a população para o combate ao mosquito transmissor, conhecido como mosquito palha, ressalta que para o controle é necessário à adoção de medidas de prevenção, esforço e colaboração contínua da população, mantendo sempre quintais limpos.
VOCÊ SABE O QUE É A LEISHMANIOSE?
A Leishmaniose Visceral é uma Zoonose parasitária grave que causa doença em Humanos e em Cães. Quando diagnosticada em tempo, a Leishmaniose tem tratamento para o Humano.
A transmissão ocorre pela picada de um inseto do gênero Lutzomyia, também conhecido como mosquito palha, flebótomo ou cangalinha. O inseto pica o cão infectado e se torna transmissor da doença. Ao picar o humano, pode transmitir o parasito.
Este inseto desenvolve seus criadouros onde exista sombreamento, umidade e acúmulo de matéria orgânica em decomposição, ou seja: acúmulo de folhas, frutos, troncos, fezes de animais e esterco, lavagem, etc.
SINTOMAS DA LEISHMANIOSE NO HOMEM:
- Febre prolongada, emagrecimento, aumento do baço e fraqueza.
-Se não for diagnosticada e tratada a tempo, pode tornar-se grave, podendo levar até à morte.
SINTOMAS DA LEISHMANIOSE NO CÃO:
- Emagrecimento, vômitos, queda de pelos, fraqueza, crescimento exagerado das unhas, descamação e feridas na pele (principalmente na região do focinho, orelhas, articulações e cauda).
O QUE CADA UM PODE FAZER EM CASA PARA EVITAR O MOSQUITO-PALHA E A DOENÇA?
- Podar as árvores do quintal e jardim de modo a permitir a entrada do sol, para evitar a umidade do solo. Recolher os galhos cortados e dar destino adequado;
- Varrer diariamente o quintal para retirar as folhas, folhagens, frutos apodrecidos e fezes de animais. Recolher, ensacar e colocar na coleta de lixo;
- Cuidar da saúde e higiene dos animais, exercerem a posse responsável, não deixando seus animais soltos nas ruas e se possível usar coleira repelente. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento completo e gratuito para a Leishmaniose Visceral Humana.
- Faça a sua parte na prevenção da Leishmaniose Visceral!
- Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou a Vigilância Epidemiológica para receber maiores orientações.
#Saúde #LeishmanioseNão #GovernodeMirante