A Secretária de Saúde, Adriana Leonardo, esteve no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo na manhã desta quinta-feira (13) representando o prefeito Dr. Átila, no Lançamento do Projeto de Regionalização da Saúde de São Paulo e Assinatura da Carta de Cooperação Mútua com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).
Com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Secretário de Estado de Saúde, Eleuses Paiva, e do Presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple Sobrinho, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com os 645 municípios paulistas e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos em São Paulo.
O foco do Programa de Regionalização da Saúde é na diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.
“É um dos momentos mais importantes que tivemos até aqui e, certamente um marco para a saúde. A regionalização é transformadora. É o primeiro grande passo, que vai nos permitir ver de perto os problemas e mudar a gestão das filas. Será uma gestão regionalizada e transparente”, reforçou o governador Tarcísio de Freitas.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.
A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre si, visando criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais permanentes entre seus quadros funcionais de forma a assegurar a cooperação.