O Governo de Mirante do Paranapanema, por meio de equipes técnicas da Vigilância Epdemilologica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nos dias 26, 27 e 28 de abril, a ação denominada de “Inquérito Sorológico Canino”, nas ruas: Gustavo Alves, Eikite Maemura e Francisco Alamino no CDHU São José.
Objetivo da ação é investigar possíveis casos de Leishmaniose Viceral Canina (LVC) na região. Os profissionais passaram de casa em casa para fazer a coleta de material nos cães e repassam aos moradores orientações gerais sobre a doença. Nos próximos dias, novas ruas do bairro (serão informadas por meios de comunicação da prefeitura) receberão a ação, sendo muito importante a colaboração dos moradores, recebendo os agentes em suas casas.
A LVC é uma zoonose transmissível ao homem pela picada do inseto vetor infectado, que é o Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como mosquito palha, tendo como reservatórios o cão e animais silvestres como raposas e gambás.
Uma vez infectado, o cão pode não apresentar sinais clínicos, mas ainda assim ser reservatório da doença – o que ocorre em mais de 60% do casos – ou manifestar alterações como crescimento exagerado das unhas, emagrecimento progressivo e feridas que não cicatrizam.
A infecção canina precede o aparecimento de casos humanos, portanto a investigação precoce da doença nos cães é fundamental para a avaliação dos riscos e prevenção do surgimento de casos em pessoas.
.
.
.
.
.
#GovernodeMirante #TrabalhoContinua